Home » Psicoterapia » Adolescência

Adolescência

                A adolescência consiste em um caminho para a construção de uma identidade, que inclui novas responsabilidades, novas formas de relacionamento, escolhas profissionais, comportamentos autônomos, envolvendo dessa forma grandes mudanças psicossociais, físicas e cognitivas. Uma fase de reflexão e questionamento do mundo, das pessoas e de si mesmo. É preciso olhar para tudo que foi aprendido e ver o que fazer com tudo: o que é bom para mim, o que não é… Com frequência nesta fase os indivíduos apresentam dificuldades, pois não se trata de uma tarefa fácil estabelecer uma auto-imagem consistente nos diversos contextos em que circula, família, escola, amigos, trabalho, entre outros.

                A psicoterapia pode auxiliar o adolescente a passar por essa fase de transição de uma forma mais tranquila. Como um suporte, um espaço para acolher suas tristezas, dúvidas, medos e inseguranças típicas deste período, desenvolvendo estratégias de enfrentamento em situações difíceis de lidar e promovendo um desenvolvimento emocional saudável. Ele poderá se sentir acompanhado neste importante processo de amadurecimento.

                A condução da terapia será peculiar a cada indivíduo adolescente durante o processo terapêutico, pois, é comum haver uma negação a intervenções lúdicas como desenhos e jogos nesta fase. Sendo assim, será conduzida de forma semelhante a psicoterapia adulta.

                Não há como precisar um prazo para intervenção, pois cada sujeito apresenta suas peculiaridades que implicarão no andamento do processo.

Mariana Bassan